quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia Nacional da Consciência Negra em Apucarana

Uma extensa programação marca o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, em Apucarana. As atividades tiveram início na terça-feira 18, no Cine Teatro Fênix. O evento reuniu autoridades municipais, convidados e profissionais da área de educação.

Desenvolvido em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), Prefeitura de Apucarana através da Coordenadoria Municipal de Articulação da Consciência Negra, os eventos programados concentram a “I Semana Pedagógica da Consciência Negra: Zumbi Vive”.

Ao todo são três noites voltadas a palestras e oficinas, além da exibição de filmes. “Tivemos ontem a primeira etapa da nossa programação. Essa é uma importante data que merece ser lembrada e comemorada. É um dia dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira”, diz Paulo Pesce, coordenador Municipal de Articulação da Consciência Negra.

Os participantes assistiram ao filme “Vista a minha pele”, com direção de Joel Zito Araújo e acompanharam a palestra “Religiosidade Afro-Brasileira” com o professor Dr. Sérgio Paulo Adolfo da UEL e em seguida a palestra “Cultura e Literatura Francófonas” com a professora doutora Giselda Melo do Nascimento, também da UEL.

Oficinas - Nos dias 28 e 29 de novembro as atividades têm continuidade com a realização de oficinas pedagógicas: “História do Negro no Brasil”, com professor mestre Leandro Hecko; “A Geografia do Negro no Estado do Paraná”, com o professor Milton Gabriel de Oliveira; “Cultura Afro-Brasileira e Africana na Literatura Infantil”, com a professora Isabel Cristina de Oliveira Azevedo; “Matrizes Africanas no Ensino Religioso na Educação Básica”, com a professora Carmélia de Jesus dos Reis Pelegrini e “Relações Étnico-Raciais e de Gênero”, com a professora Luciana Batista Ditzel. Todos os professores são do Núcleo Regional de Educação de Apucarana.

Inscrições - Informações e inscrições no Núcleo Regional de Educação ou na Prefeitura de Apucarana, na Coordenadoria Municipal de Articulação da Consciência Negra – telefone 3422 4000 – ramal 269.

Fonte - Assessoria PMA
Foto - Profeta

Nenhum comentário: