sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Secretário de Segurança Pública estará em Apucarana

Autoridades não confirmam oficialmente, mas tivemos a informação e checamos. Sim, Luis Fernando Delázari deve estar em Apucarana na próxima quarta-feira (26). Como noticiamos no último dia 03 de novembro.

Segundo apuramos, o Secretário Estadual de Segurança Pública estará na cidade para formalizar a parceria entre a Polícia Civil do Estado e a empresa Fujiwara. O projeto Oficina do Trabalho, foi apresentado aos vereadores de Apucarana em março de 2007 sob o requerimento número 16/2007 pela vereadora Telma Elizabeth Lemos Reis (PMDB).

Segundo a vereadora, o governador Requião inclusive já autorizou a implantação do sistema de trabalho para os presos. A intenção do projeto, é dar ocupação no Mini-Presídio que "hoje" tem trabalhado muito para viabilizar meios de fuga, como a registrada na madrugada dessa segunda-feira (03). Vinte e três presos fizeram mais um túnel e escaparam.

A empresa deve implementar um barracão onde serão empregados presos selecionados que se dividirão em dois turnos de trabalho. Máquinas e equipamentos necessários já estariam reservados para tal. Os detentos envolvidos teriam suas penas reduzidas e seriam remunerados de acordo com as normas do Ministério do Trabalho.

Judiciário, Ministério Público e a Pastoral Carcerária de Apucarana apóiam a iniciativa que deve minimizar o caos que hoje se encontra o “Cadeião de Apucarana”.

A única questão ainda não resolvida, seria a falta de segurança para realização do trabalho de fato. Até que ponto daria para confiar um equipamento que poderia ser usado como uma arma em potencial por algum preso "trabalhador"! Isso estaria preocupando os responsáveis da empresa pelo projeto.

Nenhum comentário: