quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vigilância Sanitária alerta para risco de epidemia em Videocirurgias - Clínicas e Laboratórios particulares de Apucarana não parecem preocupados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), informa que no segundo semestre desse ano, ganhou repercussão a notícia de uma suposta epidemia de micobactéria em centros cirúrgicos. Todos os pacientes infectados tinham passado por uma cirurgia de vídeolaparoscopia - aquela técnica que introduz uma microcâmera através de pequenos cortes tanto para diagnóstico quanto para tratamento - ou por cirurgias de lipoaspiração.

As micobactérias, classicamente, são mais estudadas as espécies tuberculosis, leprae e avium. A primeira como o nome já entrega, é a agente causadora da tuberculose. Porém, as micobactérias que têm sido relatadas em centros cirúrgicos são outras, ainda que façam parte da família.

Clínicas e laboratórios não parecem preocupados

O alerta foi desencadeado pela agência e as recomendações feitas às regionais. Em Apucarana, na tarde de ontem (19/11), a Vigilância Sanitária promoveu um evento no Cine Teatro Fênix para orientar os profissionais quanto aos perigos da micobactéria de crescimento rápido.

Dra. Denise Dias, chefe local da agência, disse que foram informadas e convidadas todas as empresas que de alguma forma podem expor alguém à contaminação - “Nenhum laboratório ou clínica enviou representantes para se inteirarem do assunto e se atualizarem quanto aos cuidados”, lamenta.

A fiscalização deve se intensificar em todos os municípios atendidos pela Vigilância Sanitária de Apucarana.

Nenhum comentário: