sábado, 4 de outubro de 2008

www.apukaonline.com.br


Obrigado pelas críticas sobre o Blog do ApuKaOnline.

Em resposta, estamos construindo o site www.apukaonline.com.br. A intenção nossa é noticiar de maneira a vocês poderem tirar as próprias conclusões sobre assuntos realmente de relevância.

Apuka veio pra ficar. Isso é fato. Mas, o fato só se concretiza se respeitadas três nuances do entendimento da informação.

O fato em si. A versão sobre o fato e a sua interpretação sobre o que foi apresentado!, cumprido esse ciclo, fizemos nosso papel.

Bom Final de Semana a você que gosta de Apucarana!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pocotó, pocotó, pocotó...


Pocotó, pocotó, pototó... quem vai apostar na minha éguinha pocotó? Uma pangaré velha e cansada dessa guerra, mas ainda com boa dentição. Quem vai apostar na minha éguinha pocotó?

Dizem que a minha éguinha lembra o Barrichello quando estava na Ferrari. Eu, particularmente, prefiro o Felipe Massa, nem sempre à frente, mas também nem sempre atrás.

Lá vem meu concorrente, montado em um garanhão, um puro sangue – coitado, não conhece a miscigenação. Passou por mim. Oh não! Seu capacete caiu e ficou para trás. Engraçado, meu capacete também caiu, mas para frente. Como isso pode acontecer se corro tanto e o suor já está pingando? Talvez um físico possa me explicar... ou será minha éguinha que está freando? Não éguinha, isso não é hora de parar. Logo mais o feno chega e água não vai faltar.

Essa corrida alucinada, tresloucada, onde cavalos correm com burros e eu também me sinto um pouco asno por não saber quem vai ganhar.

By Dona Aranha. Take care. Você vai se enrolar...

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Uma breve declaração de amor....


Tenho que confessar (não gosto de confissões, nem sou muito boa isso, mas sinto que é necessário): tenho uma grande paixão, daquelas que fazem o sangue correr mais rápido nas veias e o coração bater tão forte a ponto de acreditarmos que estamos sofrendo uma taquicardia. Não, não é preciso chamar o SAMU.

Minha paixão é diferente, mas não platônica. Não estou apaixonada por nenhum aracnídeo poposudo, desses que gastam seus dias nas academias para ficar com a barriga sarada. Eu sou apaixonada pela política. Digo que "sou" e não que "estou", pois a minha paixão não pássa com o período eleitoral, apenas arrefece na entresafra e volta a aflorar com as disputas democráticas.

Neste período de campanha política eu saio pelas ruas, entro nos bares, discuto, argumento e defendo minhas opiniões. Tento convencer meus companheiros de copo a não votarem em branco e nem anularem sua participação. Explico porque o meu candidato é melhor que os outros.

Minha paixão política não me permite ficar calada, quero gritar aos quatro ventos que sou apaixona por ti Apucarana e não vou deixar de amar-te mesmo que o BHC seja novamene descoberto ou encontrado, mesmo que o buracos das ruas fiquem cada vez maiores e as filas persistam nos postos de saúde. Apenas peço que não provoquem o vulcão que nossos pioneiros afirmavam estar sob a Catedral Nossa Senhora de Lourdes e que eu, como boa apucaranense, acredito.

Do mais, continuo por aí, flanando pelos becos e gritando minha paixão nas noites de lua cheia.

By Dona Aranha. Take care. Você vai se enrolar.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O verde Natural de Apuka (não acredito que pensei nisso...)




Apuka é um local onde em se plantando tudo dá...

Temos recordações do auge do café que aqui plantado, foi comentado em boa parte do país... E é até os dias atuais considerado como um dos produtos de melhor qualidade do mercado....

Terra boa é essa nossa, que acolheu e faz germinar uma das mais lindas espécies de árvores e que foi trazida pelos japoneses, para embelezar o reino anualmente; A cerejeira

O que dizer também da Araucária, um dos símbolos do estado que plantado em nosso solo fértil não fez senão se espalhar e se consolidar em nossa paisagem...

Terra tão boa que até boas idéias fazem brotar. O que dizer da idéia do boné, que bem regada em nosso solo, tornou Apuka a capital nacional do artigo.

Porém a mesma terra de Apuka, que acolhe as boas espécies de vegetações e idéias, sente repulsa de algumas plantações. Em Apuka não adianta plantar o ódio, a provocação, o rancor, o mal pois isso tudo não prosperará...

A terra quando é boa vem da essência, e não adianta nem adubar com BHC que nem ele, com todo seu poder de contaminação vai fazer a terra pura e abençoada de Apuka se tornar em um monte de esterco revirado, que para alguns possa ser positivo mas para maioria apenas fede...

A nossa terra é Pura, terra de Verdade, de Paz e principalmente de Harmonia. E o nosso verde, o verdadeiro verde, o natural. Até brilha mais, e sente orgulho de ser o verde puro de Apuka, sem contaminação, mas regado à Paz e o Amor... tanto que nem pensa em atravessar a fronteira....


Por: MoscA - Alçando Vôos mais altos

O Dono da Bola



Em Apuka surgiu um novo jogador. Ele chegou de suas andanças e começou a organizar o time, o seu time, o ARAPuka para jogar a pelada de outubro.

Deixou claro que tinha reservado para a partida uma bola especial, toda dourada, nos moldes Césio 137. Enfim, ele estava com a bola toda.

Escalou alguns jogadores que já estavam atuando, mas também escalou alguns veteranos do esporte que apesar de parecerem já fúnebres ainda cativam alguns torcedores. Até tentou acertar com alguns famosos e que já estava atuando mais estes preferiram pedalar....

Então criou o torcedor amigo do clube para aproximar os jogadores da geral e de fato, conseguiu já que todos queriam entrar em uma bolada...

A geral então começou a gritar, confetes serem jogados, ônibus iam buscar torcedores até no município vizinho para torcer em praça pública, realizar carreatas tudo para entrar no clima do jogo... Mas claro, todos contando com a bolada do novo jogador. Até capitão do time ele se tornou...

Porém, a geral começou a ouvir um zum zum zum, e eis que surge a torcida adversária. No começo foi gozação afinal a torcida organizada do ARAPuka era bem maior e fazia mais barulho... só que o barulho começou a ficar cansativo e a organizada começou a perder força... Aí que o adversário, o Quinzinho futebol Clube de Baitaca começou a ganhar corpo e espaço entre os torcedores indecisos....

Aí era a hora de colocar o plano B em ação, mas este não deu certo, o C também não e o D nem pensar. Todo mundo torcia mesmo era para o quinzinho. Foi aí que o técnico deu uma “FLOReada” na idéia e percebeu que o grande problema do time de ARAPuka era o dono da bola. Tudo tinha que ser de seu jeito, senão..... Adeus bola e principalmente até nunca mais bolada...

Por isso que mesmo com o problema que ele estava causando todos decidiram entrar em campo e jogar do jeito que o dono da bola queria... mas foi aí que todos tiveram uma grande decepção. Foi o Juíz apitar o início da pelada que..... A tão esperada bola dourada ou esverdeada, estava é Murcha e furada, sem nada a oferecer a não ser desilusão.... ficando o sonho de quem não desiste nunca para daqui há mais 4 anos.... que pena para o time que na visão de comentaristas perdeu por um pequeno detalhe... não tem qualidade nenhuma pra jogar o jogo do BEM.


Por: MoscA – Alçando vôos mais altos!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Oração do Eleitor


Esta oração nos foi enviada por um padre amigo e deve ser rezada antes de ir às urnas no próximo domingo ou em qualquer outra eleição. É uma oração universal.

Pai nosso que estais no céu, olhai por nós que estamos aqui na terra. Santificado seja Vosso nome, porque não sois candidato, nem Seu cargo é eletivo. Venha a nós o Vosso reino, que deve se chamar Passárgada, pois o Reino de Apuka está cheio de "santinhos" apócrifos. Seja feita a Vossa vontade, assim nos céus como aqui, onde ainda reina a democracia, república.

O pão nosso dai-nos hoje e sempre, com bons empregos e geração de renda. Perdoai as nossas ofensas e por vendermos nossos votos. A necessidade às vezes fala mais alto e outros interesses também. Assim como nós perdoamos os candidatos que ofendem nossa inteligência com propostas exdrúxulas. E, não nos deixeis cair na tentação de anular o voto. Mas, livra-nos de eleger um mau prefeito e também vereador.

Axé (Evitamos o Amém por qualquer cacofonia partidária que possa existir)

By Dona Aranha. Take care. Você vai se enrolar nesta teia.

Quem toma partido no jogo é Juiz ou Árbitro???


Aposto que é Árbitro, diz o Técnico do time do “Judas que perdeu as botas”. Eu acho que é Juiz, dizem os jogadores do “Mamãe é uma santa”. E os torcedores, o que pensam do caso?! – Juca Saquê, chefe de torcida do Mamãe confidencia pra imprensa que ouviu por aí que o pessoal do Judas não recebe as luvas, seriam todos voluntários e por isso jogam descalços.

Por outro lado, Pindaíba da Conceição, isso mesmo, o pioneiro do Judas informou via assessoria que jogam por amor à camisa (feche seus olhos e imagine a cor que quiser...). O fato é que cada um tem seus motivos para estarem ali e cabe é claro ao Árbitro da partida receber os devidos xingamentos. Ao Juiz, cabe torcer na arquibancada, ou até mesmo fazer seu golzinho em qualquer time.

Agora, se o Juiz quiser apitar, vai ter que ceder a mãe dele. Acho que o Árbitro vai gostar da idéia. Afinal de contas, onde até Judas perde as botas, mãe de Juiz sempre será santa.


Por: BaratA – Nós nunca morremos!

Silêncio! Não penso, logo... Existo!


Algumas frases ainda estão incompletas e as mensagens não foram totalmente assimiladas pelas pessoas simples. Tem gente que realmente acha que é possível saber em quem ele votou. Pudera né, tem também até Papai Noel vestido de Gnomo por aqui e há quem acredite que tem presente no saco.

Mas há que se tomar cuidado, afinal de contas desespero não tem cor. Agir como kamikaze agora não vai mudar o rumo da guerra, ainda mais quando um dos lados insiste no silêncio e empunha uma bandeira branca. Ai que ódio que dá quando não se tem um oponente com a mesma forma patológica, que busque o mesmo remédio.

Versos desconexos não dão rima, aí o povo que é sábio, mas é simples não entende, prefere não brigar. Acho que nem preciso concluir esse pífio raciocínio. Numa guerra de nervos, tem extrema vantagem quem não move um só dedo. O silêncio é o pior de todos os inimigos. A verdade não precisa de papiro, basta um dedinho de prosa na esquina.

Quantas vezes dissemos isso hein, o povo não é bobo. Bobo é quem pensa. Sendo assim não penso, logo... Existo! Pelo menos até a geada da segunda-feira no Reino de Apuka.


Por: BaratA – Nós nunca morremos!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Melô do Burrinho



No próximo domingo, dia 05 de outubro, é novamente dia de eleições. Dizem que a memória dos eleitores é curta, poucos se lembram dos candidatos em quem votaram nas últimas eleições para prefeito e vereador. Não, não acredito que a memória do povo seja curta. Acredito que, quando o político faz um trabalho porco, os eleitores sentem vergonha de terem elegido essa pessoa, por isso dizem que não se lembram do voto.

Bom, domingo você tem mais uma chance de fazer a escolha correta. Pense bem, analise o currículo dos candidatos, suas propostas, seus interesses e suas histórias. E, depois, não diga que está com Mal de Alzheimer e nem fique com a cara do burrinho do vídeo.

A escolha é sua! Como diz aquela propaganda televisiva, "assim como a criança tem a cara dos pais, a sua cidade tem a cara de quem a governa". Não traia sua cidade, não deixe que ela tenha a cara do vizinho.

By Dona Aranha. Take care. Você pode se enrolar na teia.

domingo, 28 de setembro de 2008

A Laranja mecânica da vez em Apuka...


Já é sabido que um fruto podre contamina e estraga o resto. Mesmo assim, correndo grande risco, a carta na manga de alguns é a laranja do bolso de outros, a tacada da vez.

O Reino de Apuka passou a ter verdadeira bolsa de apostas nesses 90 dias e a cotação da laranja subiu feito balão. Mas, como Laranja é sensível, deu uma declinada nas apostas, como era carta na manga, sondou-se, especulou-se e voltou a figurar na bolsa.

Em época de fase ruim da Seleção Brasileira a Holanda passou a ser cotada pelos investidores. Eles sempre se reúnem para uma sinuquinha. O problema é que Laranja podre pode apodrecer todo saco. Então, o que explicar lá em casa. Se não tem boa Laranja, também não tem boa semente e aí não dá mais pra produzir tacos feitos de tronco de Laranjeira.

Que pena, se for assim, não tem Laranja que resista, nem mesmo um só Pequeno Taco que exista.

Coitada da Tia Eloísa lá no cerrado. Se ela soubesse a qualidade da Laranja que é cotada aqui no Reino de Apuka, com certeza investiria mais na sua cooperativa de papel.

... Um brinde de Licor de Laranja a todos. Boa Semana!

Por: BaratA - Nós nunca morremos!

Controvérsias


Alexandre chegou em casa mais cedo, em plena segunda-feira. A mulher estranhou, mas não quis perguntar o que acontecera. O marido estava acabrunhado. A filha do casal, a pequena Camila estava doente, uma pneumonia que estava difícil de curar. Na hora do jantar veio a bomba:

- Estou desempregado! A empresa está cortando despesas e mandou um terço do pessoal embora. Eu estava na lista. – disse o marido tentando segurar uma lágrima que cismou em rolar.

A esposa, num suspiro fundo, como se já esperasse o pior, só teve coragem de dizer:

- Meu Deus, rogai por nós!

O assunto terminou ali, não havia mais nada que precisasse ser dito. Os dois sabiam que seriam tempos difíceis. Foram dormir, amanhã resolveriam o que fazer.

No dia seguinte, ela levantou, passou um café fraco e sem doce, que desceu mais amargo do que nos dias anteriores. Saiu para trabalhar como diarista.

Ele também levantou, não quis o café, pegou a carteira de trabalho e saiu para procurar emprego. Foi ao SINE (Sistema Nacional de Empregos), mas não encontrou nenhum serviço para ele. Existiam vagas, mas sempre exigiam alguma qualificação profissional e ele só tinha a terceira série do primário.

Os dias seguintes passaram iguais. Ela trabalhando de diarista e ele procurando emprego e fazendo alguns bicos. A pequena Camila piorou, mas os remédios eram caros e não havia dinheiro suficiente para comprá-los.

Quando a situação ficou preta mesmo, um vizinho tentou ajudar, deu uma idéia que pareceu boa:
- Estamos em plena campanha eleitoral, porque você não procura algum candidato.

Foi o que ele fez. Procurou primeiro o Zé da Charrete, candidato a vereador. Explicou a situação. O candidato pareceu comovido e resolveu ajudar. Alexandre ganhou o dinheiro pra comprar os remédios, mas em troca prometeu ajudar o Zé a se eleger. Não era bem uma venda de votos, apenas uma troca de favores.

A menina tomou os remédios, mas fraquinha, devido a pouca alimentação que passou a receber depois que o pai perdeu o emprego, não melhorou. Era preciso interná-la.

Alexandre, mais uma vez desesperado, resolveu apelar. Procurou um candidato a prefeito, o Claudionor Peçanha, e novamente explicou a situação. A menina foi internada num bom hospital, tudo na conta do seo Peçanha, mas em troca Alexandre e sua mulher passaram para o candidato o número de seus títulos eleitorais e a seção onde iam votar. O candidato disse que ia conferir na urna se os dois tinham votado nele.

Alexandre e a mulher sempre ouviram dizer que o voto era secreto, mas melhor não arriscar, vai que os candidatos podem mesmo conferir na urna. Votaram no Zé da Charrete e também no seo Peçanha e os dois se elegeram.

Uma semana depois das eleições, Camila saiu do hospital, já estava boa da saúde. Mas, a surpresa de Alexandre foi maior que a alegria pela recuperação da filha. A conta do hospital não havia sido paga e agora estavam cobrando dele.

Desesperado, Alexandre procurou o seo Peçanha, mas tudo que conseguiu foi falar com um assessor, que passou para outro e que passou para um terceiro, que também não conseguiu resolver o problema. Procurou então o Zé da Charrete, mas disseram que o homem havia viajado.

Hoje, Alexandre continua desempregado e com o nome sujo na praça. A luz de casa está cortada e a pneumonia da menina que parecia curada, já ameaça voltar.

By: Dona Aranha. Take Care - você pode se enrolar na teia.