sábado, 25 de outubro de 2008

VAMOS TODOS À CÂMARA DE VEREADORES TERÇA-FEIRA


Vereadores são eleitos para legislar por sua cidade e também para fiscalizar o executivo municipal. Mas é dever da população, que elegeu os políticos que aí estão, fiscalizar tanto o trabalho do legislativo como do executivo.

Porém o que vemos na Câmara de nossa cidade, assim como na maioria dos legislativos espelhados pelo Brasil, é que a população não tem feito a sua parte. Poucas são as pessoas que guardam uma ou duas horas por semana para acompanhar uma sessão dos nossos nobres vereadores e saber o que está rolando por lá.

A próxima semana será de decisões importantes, serão votados projetos relevantes para o município, entre eles o Diário Oficial Eletrônico, que causa uma discussão mais aguçada.

Onze vereadores, escolhidos por nós, discutirão e darão seu parecer ao projeto. Oposição e situação se enfrentarão novamente. Não se trata de uma luta de gladiadores, pois acreditamos que os nobres Edis, independente de que lado estejam, buscam o bem da comunidade e não apenas o seu próprio bem. Todo dinheiro que o município puder economizar para ser gasto em outras prioridades será muito bem vindo.

Acho que todos nós deveríamos ir à Câmara terça à noite. É um direito e nosso dever como cidadão. É um dever deles fiscalizar o que é gasto e onde é gasto e um dever nosso supervisionar essa fiscalização.

Faça a sua parte, assim como nós. Vá a Câmara e chame mais um amigo para ir com você. A sessão começará às oito horas da noite, sem atraso. A gente se encontra por lá.

Bom Final de Semana.


By: ApuKaOnline

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Niver do ApukaOnline: agradecimentos!


Eu estava louco pra postar algo ainda hoje, dada a correria só pude agora. Pois bem, quero primeiramente agradecer o carinho e a menção em alguns órgãos de imprensa desde que entramos no ar, principalmente nessa sexta-feira dia 24 de Outubro. Loucura nos bastidores da velha imprensa da cidade.

Incomoda ver que os apukenses são inteligentes né. Que não agüentavam mais tanta besteira sendo derramada por aí. Querem saber quem somos, não sei porque tanta curiosidade. Jamais citamos os santos (nem tanto), só os milagres (nem tanto também), só fizemos, fazemos e continuaremos fazendo o que ninguém tinha feito ainda. Acho que isso foi o que fez doer o pé de alguns, assim como na mente da maioria ventilou bem.

Há trinta dias duas pessoas tiveram uma idéia e convidaram outra que topou. Surgimos então nos codinomes – MoskA, BaratA e Dona AranhA.

Acho uma tremenda falta de cultura a reprovação da idéia. Mas compreendemos, cultura vem de berço e berço esplendido não garante nada. Vamos ter que conviver juntos. Quem gosta, Nós e Vocês. Tem espaço pra todo mundo. Imagino se o CQC fosse por aqui... Será que seria!?

Sugiro o seguinte. Façam um blog também. Venham para o mundo de Apuka. Só não nos ameacem, assim como Vocês, nós não somos idiotas. Leiam um pouco mais a Constituição Federal do Brasil. A Bíblia. O Pequeno Príncipe. ApukaOnline. Curtam Janis Joplin. Façam um Poema de vez em quando e postem aonde for. Acessaremos e divulgaremos.

Eu postei na semana passada e insisto. Façam Amor, Não façam Guerra!

Parabéns a “vocês todos nós” que curtimos ApukaOnline! Bom Fim de Semana!


By: BaratA – Vacinado contra SBP e BHC!

Editorial Jornal Correio do Vale



Ao clicar sobre a imagem, ela será ampliada.
Thanks
By Dona Aranha.

Não precisa temer !!!


Dia 2 de finados é uma data fúnebre no Brasil. Na verdade não entendo como um país pode comemorar o dia dos mortos, mas tudo bem é uma tradição. Eu contesto, mas respeito a tradição.

Em Apuka não é diferente e também tem destas particularidades. Mas aqui é bem pior, pois às vezes além de cultuar os mortos as pessoas tem medo deles.

Diz o ditado que, todo mundo tem um pé atrás de quem tem os dois pés juntos, por isso muita gente treme na base. Principalmente quando o defunto foi poderoso um dia. Há quem não acredite nisso,porém para descobrir um grupo que se assusta com um pequeno fantasma do reino, não precisa andar muito não. Lá pelas bandas da rua lapa pode se encontrar alguns.

Lá se encontram muitos que tem medo de assombrações. Principalmente as trazidas pelo vento NORTE do Além. Almas mortas, sem significância, derrotadas, porém ainda impõem o medo dos pobres que não conhecem à verdade dos fatos.

Só fica um alerta para os nobres Edis temerosos...

- Morto não volta para puxar o pé de ninguém não. São 9.215 motivos pra você acreditar que o morto derrotado não tem mais poder algum para te atingir. E parece que só vocês não percebem que o defunto até cheira mal. Parece pó de Broca!!


E mais, morto também não ameaça. Nem que seja através de mensagens DIÁRIAS de forma ELETRÔNICA.

Portanto, fiquem tranqüilos e façam a melhor escolha. A de empurrar o defunto para o descanso eterno, pois esse merece. Aprovem a Lei.

Aí vamos nos alegrar em brindar com um Pudim e um Café Expresso.

By: Mosca - Descobriram minha mamãe!!!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Edson Japonês lança Priscila Ozaki candidata em 2010


O leitor já percebeu que eu gosto muito de andar por aí observando a vida a minha volta. Flanar um pouco. Ontem troquei minha bicicleta de três pedais pelo ônibus metropolitano e fiz um tur por algumas cidades vizinhas. Fui ver as novidades.

Andar de metropolitano é uma verdadeira viagem. Quem nunca andou não está perdendo nada, mas quem já usufruiu desse transporte sabe quanta cultura popular é possível encontrar em um ônibus.

Tudo transcorria normalmente, o que já é anormal por se tratar de um ônibus metropolitano. Não que o serviço da empresa seja ruim, pelo contrário, o metropolitano possibilita a muitas pessoas ir e vir a baixo custo. Mas quem anda de ônibus tem sempre uma história engraçada para contar. Ontem, no entanto, nenhuma criança chorava, não havia galinhas a bordo, e os idosos estavam todos sentados. Apenas a voz do ex-candidato a prefeito Edson Japonês se sobressaía das demais. Ele vinha contando que o partido pretende lançar sua filha, Priscila Ozaki, como candidata a deputada nas próximas eleições. Por um erro, um lapso, nós esquecemos de colocar o nome de Priscila na nossa enquete.

Mas isso não foi tudo, trocamos de ônibus e a viagem continuou. Uma outra cena chamou minha atenção. Observei um surdo-mudo tentando se comunicar com outro passageiro. A conversa era difícil, pois o outro passageiro não conhecia a linguagem dos sinais. As confusões eram muitas e o surdo-mudo começou a se irritar por não ser compreendido.

Em tempos em que se discute tanto a acessibilidade, é impressionante como pessoas com alguma deficiência áudio-visual ainda não tenham garantido o direito de se comunicar. Falamos tanto em rebaixar calçadas e até da necessidade de um elevador no prédio da prefeitura municipal, mas nunca ouvi ninguém dizer que aulas de LIBRAS e de BRAILE deveriam ser obrigatórias a todos os alunos nas escolas.

Acho o ser humano, mesmo quem não tem nenhuma limitação, seria muito mais completo, mais humano, se aprendesse a se comunicar com todos a sua volta. Se aprendêssemos essas matérias nas escolas não discriminaríamos ninguém, nem nos sentiríamos constrangidos por não compreender a linguagem de outra pessoa, seríamos menos analfabetos.

Quem sabe nossas autoridades não levam esse projeto para o Ensino em Tempo Integral?! Se for aprovado o diário oficial eletrônico, com certeza vai sobrar um dinheirinho pra gastar em um outro bom projeto. Ou quem sabe esse não venha a ser o projeto de Priscila Ozaki ou outro candidato nas próximas eleições?!

By Dona Arannha.

Diário Oficial Eletrônico é discutido na Câmara – Quem será contra?


Uma economia de aproximadamente R$ 700 mil por ano está em discussão nas Comissões da Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana. Informações dão conta de que a favor da proposta enviada pela administração estariam oito dos onze atuais vereadores. Claro que interesses suprapartidários vem travando a apresentação do projeto nas pautas das sessões.

Segundo o executivo municipal, há quase dois meses o projeto foi enviado à casa de leis. Da mesma forma que há até três semanas a presidência da Câmara, se esquivava por tocar no assunto que sabíamos tinha sido engavetado. Nos bastidores rolava a conversa de que havia um medo de retaliação de conduta por conta do atual Diário Oficial, isso antes das eleições.

Alguns municípios e órgãos oficiais já optaram pelo formato eletrônico de divulgação dos atos de interesse público. Seria esse o motivo da opção por Apucarana. O novo prefeito eleito João Carlos de Oliveira se mostra otimista quanto à aprovação no plenário, segundo ele, é uma quantia considerável que será melhor aplicada em outras áreas.


Vale do Ivaí

Estima-se que aproximadamente de R$ 1,5 milhões podem ser economizados por ano pelos municípios que compõem a Amuvi – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí. Se os prefeitos dessas cidades aderirem à opção, seria um prejuízo considerável ao órgão de imprensa que hoje realiza o trabalho, mas o cidadão comum, esse sairia ganhando.

O fato é – Qual seria o prefeito que optaria continuar gastando sem necessidade. Até mesmo porque Apucarana é tida como líder na região e levaria esses municípios a também promoverem essa economia básica em seus cofres.

Estamos de olho e pretendemos divulgar os nomes dos que votarem pelo erário desnecessário. O povo precisa saber quem é contra e quem é a favor do interesse público.

By: BaratA – Obama será o novo Presidente da Terra!!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Titia mentiu antes da primavera


Está bem frizzado, os cidadãos de Apuka foram cerceados de informações fundamentais sobre uma pesquisa realizada sobre a disputa para prefeito na cidade. Nosso querido Pequeno trazia estampado na camisa os números fabulosos do Bope, aquele mesmo que não soube se explicar, você se lembra.

Sabíamos por vários meios e sondagens nossas, porque estamos sempre em todo canto e lugar que a realidade não era a capa da camisa de Taco. Impressionante inclusive a posição dos xerifes da terra de JK, indeferiram uma publicação sem deferir motivos. Quem pode, pode né, melhor nem comentar!

Titia mentiu na cara dura. Que exemplo hein, ainda queria que eu dissesse aquilo nas escolas. Se eu fosse padre nem te confessava meu nobre Pequeno Taco, melhor não saber a cor do seu veneno.

- Pequeno Taco se encontra noutra Sinuca de Bico no Reino de Apuka!

Agora fala com um e com outro, desesperado com a repercussão real do fato. Fato que não se resume mais à pesquisa cerceada e sim a uma questão de credibilidade. Falta de moral mesmo.

Mentir é muito feio Titia. Você é muito feia. Faz um favor pra mim, pede pra não usarem o nome de Titio em vão naquela High School da Zona Norte de Apuka.


Por: BaratA – Frizzando por aí!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Extra... Extra... Salvamos Cantão!


Enviamos um correspondente à terra de Mao. Deve se encontrar com Van Shosha amanhã. Um Expresso Beiçudo decolou da fazenda do Black Moisés nas proximidades de Apuka.

O motivo? Claro que ficamos preocupados com os estragos de Sir Pequeno e Shosha em Cantão. É possível que a entrada de um Expert, esse sim, conhecedor das causas de Apuka em território chinês dê um novo ânimo à feira.

Agora sim, Salve Cantão, Apukenses podem respirar tranqüilos, o evento deve se transformar num sucesso de negócios. Nosso amigo Jack Pope numa brilhante sacada vai acabar por salvar o mundo.

A missão é neutralizar as ações “Maodosas” do BEM de Apuka influenciadas por Sir Pequeno no oriente. Milhões em jogo e de novo nos sobressaímos. Apuka estará protegida e teremos nossas lojas de 1,99 abastecidas dos mais originais produtos Made in China.

Boa Viagem Jack Pope. Leve lembranças a Van Shosha, diga a ele que fez muita falta segunda-feira naquela salinha do castelo de Apuka.

Por: BaratA – Reportagem: By Dona Aranha, By MoskA and in loco, By Jeca Tatu.

E se a China Quebrar


A imprensa nacional divulgou que a crise econômica que começou no crédito imobiliário dos Estados Unidos já começa a atingir a China.

Recentemente se divulgou que a maior empresa fabricante de brinquedos de Cantão/China havia fechado suas portas demitindo 6 mil funcionários.

Agora sabendo que Van Shosha em Cantão está, e acima de tudo à mando de Pequeno Ser, posso entender os motivos de levaram a tradicional empresa chinesa a abaixar suas portas.

É Zica Pura! Urucubaca das Bravas!

A mesma do BEM daqui, da Marta de São Paulo e da que eles prometem derramar sobre quem aprovar um tal de diário oficial eletrônico no Reino.

O pior é que imaginem se a crise Norte Americana ganha um pouco mais de força na China. As duas economias em decadência vai ser difícil segurar o barco.

Mas o que mais me preocupa na verdade, nem é a crise, tampouco a escala de “Shosha” nos EUA ou no méxico.

Há dias nem durmo de preocupação com a possibilidade da crise chegar à china.

Meu! Se a china quebrar nem sei o que será de nós sem.....


as lojinhas de 1,99 !!!!


By: MoscA – tô de olho em Vc

O cão e a faixa de pedestres


Vi duas cenas curiosas neste início de semana no Reino de Apuka:

Ontem, eu estava andando pela Rua Ponta Grossa, no coração da cidade, com minha possante bicicleta de três pedais (uma para cada par de patinhas), quando o semáforo próximo aos Correios avermelhou. Parei imediatamente, assim como outros carros pararam ao meu lado. Um cão, então, começou a atravessar a rua vagarosamente, sobre a faixa de pedestres. Quando o vira-lata terminou de cruzar de um lado para o outro, o sinal abriu e os carros avançaram furiosos.

Fiquei pensando no exemplo de cidadania que aquele cãozinho nos dava. Um ser irracional respeitando as leis de trânsito.

Hoje, novamente com minha bicicleta possante, resolvi descer a Avenida Munhoz da Rocha, em um horário bem movimentado, próximo à hora do almoço. À minha frente seguia um caminhão carregado, que com certeza iria descarregar em alguma empresa na Avenida Governador Roberto da Silveira. A placa do veículo, de Londrina, indicava que o motorista não era da nossa terrinha. Ao avistar uma faixa de pedestres, o caminhão parou! Parou!!! Um transeunte começou a atravessar, mas uma moto, que vinha atrás de nós contornou o caminhão, quase derrubou o pedestre e seguiu seu caminho.

Curioso! Ontem um cachorro esperou um semáforo fechar para atravessar uma rua na faixa de pedestres. Hoje, um motorista de outra cidade, respeitou um pedestre.

Fiquei pensando porque os motoristas de Apuka param apenas na faixa de pedestres em frente as Casas Pernambucanas. E ainda não são todos, mas uma minoria!

Santa câmera de vigilância!

Texto by Dona Aranha. Venenosa.
Imagem: www.olhares.aeiou.pt

Titia do Norte envia Van Shosha às terras de Mao


Dada realidade em Apuka, Tia Bruna investe no protegido Van Shosha. O destemido enviado especial foi parar em terras orientais dessa feita. O problema, inclusive detectado por reportagem da Globo Tevê, é que por lá, um dito evento não anda muito bem freqüentado, digo, pouca gente mesmo.

Caracas, se Sir Pequeno Taco derruba o BEM daqui, aproxima Clô de Martas é claro, bem possível que tenha intenções “Mero-Maquiavélicas-Internacionais”. Derrubar o PIB chinês, ou no mínimo investir num capitalista opositor do regime de Mao. A dita feira não vai bem, mas Shosha prossegue e aguarda possíveis vítimas de Arapa.

Imagina se o vôo deles na volta faz escala nos States. Quem sairia ganhando, digo perdendo com um apoio desses. Obama e McCain acabariam clamando apoio de Chaves, aquele o Chapolin Colorado. Mas aí o problema se estenderia até a fronteira mexicana. Imaginaçãozinha hein...

Caros viajantes de Apuka, não percam os próximos episódios de Van Shosha e o BEM nas terras de Mao. Aguardamos retratos de lá...


Por: Barata – SBP não me mata, nem BHC!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Até quando vou fingir que o problema não é comigo...


Já se passava da uma da manhã, horário de verão, dessa segunda-feira de outubro. Três menores aparentando terem 12 anos de idade andavam de bermuda e chinelo de dedo pela fria Oswaldo Cruz olhando as vitrines das lojas.

Eu passava de carro e notei a cena. Eles não se pareciam um com o outro, não eram irmãos com certeza. Teriam casa, família, estariam alimentados pensei comigo?! – Mas o fato é que não tive coragem de perguntar isso a eles. Assim como não dou dinheiro ao ser interpelado nas praças ou ruas de Apuka, fiz de conta que não vi aquilo.

Mais adiante, na Avenida Curitiba, pouco mais abaixo, vi algumas pessoas, entre eles também menores que dormiam sob a marquise de uma loja. Claro, covardemente e sem problemas, fingi também que não era comigo. Afinal de contas, não sairia do conforto do meu carro, no frio pra falar com uns fedidos de rua.

- O Conselho Tutelar e o Promotor que se virem com isso, eu pago meus impostos!

Duas da manhã, cheguei em casa. Com muito custo, desci do carro, apanhei as chaves no bolso e abri os três cadeados do meu portão. Abri o portão e estacionei. No outro bolso estavam as chaves tetra da porta de casa. Claro que acionei o alarme do carro e desarmei os alarmes de casa pra entrar na minha fortaleza.

Observei, meus filhos dormiam tranquilamente, tomei um banho e também me deitei. Eram duas e meia da manhã.

Lembro-me que acordei assustado às quatro e dez exatamente, havia tido um pesadelo e nele, meus filhos estavam lá na rua vasculhando o lixo de um mercado. Apavorado não podia fazer nada e via que tinham achado um caderno velho com umas folhas em branco. Nele escreviam com um pedaço de carvão - “ O Tio da casa bonita e segura, a gente não quer roubar nada, a gente só que saber se o senhor pode arrumar um trabalho para nosso pai, passou o Dia das Crianças e ele não pôde dar nada pra gente...” – Lembrei disso e tentei dormir de novo.

Seis e meia me ligaram da redação contando de três meninos que apanharam de um empresário que os flagrou cheirando cola. Eles falavam alto e acordaram ele. Com um pedaço de pau ele feriu os moleques que apanharam rindo. Segundo o Samu, eles estavam dopados – Não sentem frio nem fome assim, disse o médico socorrista.

Um deles entrou em coma e morreu no hospital. Os outros dois feridos voltaram para as ruas, fugiram do Conselho após o atendimento.

Oito da manhã, próximo do meu trabalho, encontrei um amigão meu. Estava meio nervoso. Disse-me que teve uns problemas na madrugada e não tinha acordado bem.

Onze horas ele me ligou pedindo para eu abafar um caso de agressão a menores que estava sendo incutido a ele, as câmeras de vigilância da cidade o identificaram e tinha mandado os advogados à delegacia se explicarem. Disse até que teve que fazer um corte no próprio braço para fingir que agiu para se defender, se a polícia não cair na história dos advogados dele, enfatizou ironicamente e desligou em seguida sem ouvir minha resposta.

Ciente do caso eu resolvi mudar de atitude, mas não deixei de fazer de conta que não era comigo, só mudei de lado. Ignorei o que disse e que até então o tinha como amigo. Publiquei o caso que foi usado no processo e passei a visitar com minha família os moradores de rua de Apuka.

Disso tudo, conclusões - enquanto viver entre grades e alarmes, o preso sou eu. Enquanto nas ruas, crianças e adolescentes, o problema é mais meu do que imagino!


Por: BaratA – Colado no seu calo!