terça-feira, 21 de outubro de 2008

O cão e a faixa de pedestres


Vi duas cenas curiosas neste início de semana no Reino de Apuka:

Ontem, eu estava andando pela Rua Ponta Grossa, no coração da cidade, com minha possante bicicleta de três pedais (uma para cada par de patinhas), quando o semáforo próximo aos Correios avermelhou. Parei imediatamente, assim como outros carros pararam ao meu lado. Um cão, então, começou a atravessar a rua vagarosamente, sobre a faixa de pedestres. Quando o vira-lata terminou de cruzar de um lado para o outro, o sinal abriu e os carros avançaram furiosos.

Fiquei pensando no exemplo de cidadania que aquele cãozinho nos dava. Um ser irracional respeitando as leis de trânsito.

Hoje, novamente com minha bicicleta possante, resolvi descer a Avenida Munhoz da Rocha, em um horário bem movimentado, próximo à hora do almoço. À minha frente seguia um caminhão carregado, que com certeza iria descarregar em alguma empresa na Avenida Governador Roberto da Silveira. A placa do veículo, de Londrina, indicava que o motorista não era da nossa terrinha. Ao avistar uma faixa de pedestres, o caminhão parou! Parou!!! Um transeunte começou a atravessar, mas uma moto, que vinha atrás de nós contornou o caminhão, quase derrubou o pedestre e seguiu seu caminho.

Curioso! Ontem um cachorro esperou um semáforo fechar para atravessar uma rua na faixa de pedestres. Hoje, um motorista de outra cidade, respeitou um pedestre.

Fiquei pensando porque os motoristas de Apuka param apenas na faixa de pedestres em frente as Casas Pernambucanas. E ainda não são todos, mas uma minoria!

Santa câmera de vigilância!

Texto by Dona Aranha. Venenosa.
Imagem: www.olhares.aeiou.pt

Nenhum comentário: