sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CPI das pesquisas Eleitorais.


O deputado federal do Paraná Ricardo Barros (Maringá), apresentou proposta de criação de uma CPI para investigar a independência dos institutos de pesquisas eleitorais, bem como a influência da divulgação das mesmas nos resultados das eleições.

O deputado argumenta que nas eleições deste ano e nas anteriores apresentaram erros “gritantes" em comparação com a verdade das urnas.

O requerimento já tem 183 assinaturas, sendo que são necessárias 171 para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, e depende do final de algumas CPI's já instaladas no congresso para começar a funcionar.

Aqui na Região as pesquisas erraram em MAringá, onde chegaram a apontar que daria segundo turno, porém o prefeito Silvio Barros foi eleito já no primeiro turno contrariando os institutos. Outro erro das pesquisas foi em APUCARANA, onde o Ibope, contratado pela Tribuna do Norte e Datacenso, contratado pela TV Massa erraram muito no resultado das eleições. As pesquisas apontavam Beto Preto (PT) com ampla vantagem para João Carlos (PMDB), mas o resultado deu o contrário. Diferença de 9.215 votos.

A proposta do deputado está sendo elogiada em todo o Brasil, e suscitando o debate sobre a importância das pesquisas no processo eleitoral. Parece que elas já não estão funcionando tanto.

Tire suas conclusões.

Nenhum comentário: