sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Quem vai resolver??


O problema do mini-presído de Apucarana parece ser um problema de Origem. Desde a sua construção ele é questionado, quanto à qualidade de construção, e sobretudo quanto à sua localização.

Sabemos o quão importante é discutir este tema, porém este “sabemos” resume-se à poucos, pois o que mais se vê na cidade são autoridades “tirarem o corpo fora” desta discussão.

Sinceramente não entendo a inércia do poder público municipal, da maioria dos vereadores, do poder judiciário e da própria polícia para resolver a situação.

Recentemente o conselho de segurança de Apucarana remeteu um ofício à secretaria de segurança pública, quase implorando para a construção de uma nova casa de custódia na cidade, e não teve apoio de nenhuma autoridade da cidade. Todos torceram o nariz para a atitude do conselho, parecendo não compactuar com a posição dos conselheiros. O que não dá para entender!

O conselho não obteve sucesso, haja visto que por ignorância absoluta, o diretor da secretaria de segurança disse que Apucarana não estava contemplada no plano de construções de penitenciárias no estado. Ignorância, pois o pedido era claro, de uma casa de prisão temporária e não penitenciária. Só que a negativa da secretaria não incomodou ninguém. Ninguém lamentou a resposta dada, ou seja, o assunto parece mesmo que não é importante para alguns.

E depois disso tudo o prefeito ainda vai à imprensa e diz que; “Apucarana negou receber uma penitenciária no passado, e agora vai ter que esperar.”
Eu perguntaria ao senhor Prefeito, esperar o quê? Que outra fuga aconteça, ou que entre um outro governo que se preocupe um pouquinho mais com a comunidade e decida investir em segurança pública.

Acho que a resposta para a inércia dos políticos é que os presos não votam.... Agora eu só estou em busca da resposta do por que da inércia da justiça, e do silêncio da polícia.... Um dia devo ter a resposta. Aí quem sabe saberemos que é que vai resolver este problema.

By: ApukaOnline

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigos da Apukonline, observemos claramente alguns aspectos que ocorrem na cidade. Concordo quando os senhores falam que o Conselho de Segurança movimentou a construção de uma casa de detenção e não o penitenciária. Acredito eu que do jeito que as coisas estão, e estão porque se for procurar a fundo o que Apucarana precisa é realmente de uma penitenciária. É uma coisa obvia, nos sabemos que os nossos 180 presos, são presos de Apucarana ou são presos em Apucarana, é nossa responsabilidade, não é de outro munícipio. É igual dependente de alcool ou droga, não é mandar para se tratar em outro município e nosso povo e nossa responsabilidade. Como queremos que um preso ou um dependente se recupere, sem o apoio real da FAMILIA, se engana quem acha que a sociedade é complacente, o nosso mundo é cada um por si, e Deus para Todos. Quando tivermos esta clareza em nossas mentes, poderemos começar a resolver os problemas. MAS só falar é bom e é bonito. Então aqui vai uma sujestão, vai ser demorada mas é hora da gente parar com brigas de cão e de gato, e brigar uma vez só mas como Leão. Que ai vai ser uma vez só. Nós temos um Ministério Público presente, um Judiciário presente, diversos Conselhos presentes e o que não são presentes acho bom os Conselhos presentes começar a cobrar também, uma Delegacia e um Batalhão presente, todos possuem estatisticas cujo a qual pelo menos devem ser reais, que não esconda o sol com a peneira. Então um membro de cada órgão, senta, conversa se efetua um PROJETO de verdade, Bom, sem erros, com a realidade, com fundamentação teorica, objetivos fundamentais e especificos, cronograma, estatisticas reais, custo e conclusão geral, mas muito bem feito, aqueles assim que não tem jeito de mandar de volta porque em algum lugar tem dinheiro neste estado ou nesta união e manda para quem de direito. Vai demorar, vai, vai ser dificil, vai, muita gente vai torcer o nariz, vai. Mas ai o que o Projeto solicitar SAI. Ou alguém vai esperar um ladrão matar alguém da cidade de influência, ou estuprar a filha de alguém de influência para fazer alguma coisa. A responsabilidade está nas escolas, nos colégios, na igreja, nos clubes de serviços, na prefeitura, na camara municipal, nos conselhos, no judiciário, na promotoria, na polícia na soliciedade em geral, com um parenteses, quem tem que resolver isto é quem entende do caso, opinião pública é muito importante, mas a coisas que fica difícil agradar. QUAL É A RESPONSÁBILIDADE DA OMISSÃO.

By Sr Mandaruva...