sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Mundial do Diabetes: doença aumenta entre as crianças

Nenhuma criança deveria morrer de diabetes. Esse é o foco da campanha deste ano --“Diabetes nas Crianças e Adolescentes” -- para o dia mundial da doença, comemorado nesta sexta, 14 de novembro. A data, definida pela International Diabetes Federation (IDF), tem como objetivo alertar pais, professores, cuidadores, governos e a sociedade em geral sobre o crescimento da doença em todo o mundo e, principalmente, entre as crianças. Hoje, o diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância.

Segundo dados mundiais da IDF, há cerca de 500 mil crianças com menos de 15 anos com diabetes tipo 1, antigamente chamado juvenil. E o índice sobe 3% ao ano na fase pré-escolar. Já, o diabetes tipo 2, que até então atingia em sua maioria adultos por volta dos 40 anos, está cada vez mais presente entre crianças e adolescentes. “O excesso de peso logo cedo é o principal fator para o desenvolvimento desse tipo de diabetes. O estilo de vida das crianças mudou. Elas ficam em casa, não brincam tanto fora como antes e não têm uma alimentação adequada”, diz Antonio Carlos Lerario, endocrinologista e diretor da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Sim, a genética tem uma grande influência. Mas o fator ambiental desempenha um importante papel no aparecimento da doença. Por isso, é tarefa dos pais e de todos que convivem com a criança incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas regulares, para evitar o sobrepeso. Estudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada podem prevenir 80% dos casos de diabetes tipo 2.

Fonte: G1 - Revista Crescer

Nenhum comentário: