quarta-feira, 12 de novembro de 2008

É grave. 70% das vans ESCOLARES de Apucarana podem estar irregulares


Para proporcionar maior segurança aos alunos que utilizam transporte escolar particular, a Polícia Militar de Apucarana, através do Pelotão de Trânsito da unidade, vistoriou nesta terça-feira (11) alguns desses veículos que circulam na cidade. Foram inspecionadas 15 vans, das quais 10 estavam irregulares para trabalhar com este transporte.

Segundo avaliação apresentada hoje pelo Tenente Vilson, comandante da operação, é grave a situação, levando-se em conta que os motoristas foram parados aleatoriamente, é bem provável que haja algo em torno de 70% de vans trabalhando com sérias irregularidades na cidade. Esta inspeção verifica ítens como a sinalização do veículo, tacógrafo (controlador de velocidade), extintor, cintos de segurança, condições do veículo, além das devidas documentações.

Orientação aos pais e responsáveis

O Tenente, alerta sobre alguns cuidados. A primeira providência é certificar se o veículo está devidamente licenciado na Prefeitura de Apucarana. O veículo deverá possuir faixa amarela com o número de identificação. Também é importante verificar a identificação do condutor do veículo, ler atentamente as cláusulas contratuais de prestação de serviço, combinar o preço com o contratado e conversar com alguns alunos que são transportados pelo veículo.

Ainda segundo o oficial, os pais também devem ficar atentos aos veículos que transportam alunos do ensino fundamental, nesse caso é obrigatória a presença de um monitor devidamente identificado. Todos os alunos deverão usar cinto de segurança e o condutor não pode dar carona e fumar durante o transporte dos alunos.

Para maiores esclarecimentos e ou denúncias, pode-se ligar para o Departamento de Fiscalização de Trânsito do município através do telefone 3422-4000, bem como para o 190 da polícia.

Nenhum comentário: