terça-feira, 11 de novembro de 2008

LOJAS DO TERMINAL URBANO: CONCESSÃO TERMINA EM 2012

Chegou ao fim a discussão em torno do término do prazo de concessão dos espaços ocupados por lojistas do Terminal Urbano de Apucarana. Um documento encontrado pelos lojistas e entregue na prefeitura comprova que o contrato termina em 2012 e não em 2008, como acreditavam os técnicos do Município. A situação causava intranqüilidade aos lojistas, que agora terão mais quatro anos para discutir o assunto.

A concessão das lojas do Terminal Urbano foi contratada pelo prazo de 50 anos a partir da inauguração do prédio, que aconteceu em maio de 1962, pelo prefeito Marino Pereira. A construção, no entanto, fora iniciada quatro anos antes, durante a gestão do prefeito Jorge Maia. E era 1958 que a Prefeitura tomava por base para calcular o tempo porque a própria construtora ficou com a concessão.

A ordem de serviço para a construção da Rodoviária e do Mercado Municipal foi assinada em 01 de abril de 1958. A construção ficou a cargo da Engel – Empresa Geral de Engenharia e Construções Ltda, de Santa Catarina, detentora dos direitos de exploração dos espaços comerciais. A obra seria completada em um ano e meio, mas acabou atrasando, sendo entregue somente quatro anos após iniciada. Na seqüência, a Engel repassou os direitos de concessão a comerciantes locais. O Mercado Municipal não chegou a funcionar, nem as lojas que tinham sido planejadas. Boa parte dos espaços foi tomada por bares.

Atualmente, muitas lojas de artigos importados funcionam na parte interna. No espaço que seria o Mercado estão a Feira do Produtor Rural e estandes de artesanato. A Rodoviária se mudou e em seu lugar funciona o Terminal Urbano de Transporte Coletivo. Na parte externa ainda sobrevivem alguns bares, proibidos de comercializar bebidas alcoólicas.

Fonte: Revista Expresso – nº 248, de 8 de novembro de 2008.
By Dona Aranha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na parte externa ainda sobrevivem alguns bares, proibidos de comercializar bebidas alcoólicas.
Enquanto isto a prostituição rola solta...... ali tem até adolescente se prostituindo e ninguém faz nada.

by sr mandaruva